quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Bio Protetores Naturais.

Agricultor cria defensivo natural para combater pragas nas lavouras do Semi-Árido
Gleiceani Nogueira - ASACom
29/02/2008
A notícia de que este ano vai chover acima do normal no Semi-Árido deixou os agricultores familiares bastante animados e ansiosos para o início do plantio. No entanto, a quantidade de chuvas não é garantia de uma safra boa e segura. Além da ajuda natural que cai do céu, é preciso que os agricultores estejam atentos a outras questões, como o aparecimento de insetos, que é comum nessa época, e pode vir a colocar a plantação em risco.
Pensando nisso, o agricultor Assis Texeira, residente no Sítio Angico, em Ouricuri, no estado de Pernambuco, criou um defensivo natural à base de plantas da Caatinga (nim, pinha e maniçoba) que controla as principais pragas (pulgão e mosca branca) que atacam as lavouras da região. A receita já foi testada na propriedade de Seu Assis e pode ser reaplicada e melhorada por outros agricultores, de acordo com suas necessidades.

Abaixo, segue a receita sistematizada pelo técnico Ariagildo Oliveira, da ONG Caantiga, entidade que integra a Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA).

RECEITA DE DEFENSIVO INSETICIDA À BASE DE NIM , PINHA E MANIÇOBA
Ingredientes:

1kg de folha de nim;
1kg de folha de pinha;
1kg de folha de maniçoba;
02 colheres de sopa de sabão em pó;
02 colheres de sopa de querosene;
02 colheres de sopa de desinfetante
Modo de preparo:
Moa ou pise as folhas de nim, pinha e maniçoba todas juntas. Depois dissolva a pasta de folhas moídas em 02 litros d+água. Deixe a solução descansar por 24 horas. Em seguida coe e armazene num vasilhame.
OBS: Havendo pressa no uso, pode dispensar as 24 horas de descanso, apesar do produto ainda não está no seu potencial de eficiência máximo.
Aplicação:
Para cada 20 litros d+água (medida em geral da bomba de pulverização) usar 200 ml da solução. Em seguida acrescente o sabão em pó, o querosene e o desinfetante. Misture bem todos os ingredientes e depois coe com um pano fino e com a peneira da bomba. A aplicação deve ser feita sempre nas horas mais frias do dia, pela manhã ou no final da tarde. Fazer apenas uma pulverização por semana, sendo que, muitas vezes, uma única aplicação é suficiente para controlar o ataque de pragas.
rc="http://nemohuildii

Nenhum comentário: