segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Fórum Social no RS chega ao fim.

Documento elaborado no evento será levado à Cúpula dos Povos da Rio+20, que acontece em junho

Porto Alegre Com a sustentabilidade como o principal tema, o Fórum Social Temático 2012 chegou ao fim ontem, no Rio Grande do Sul, celebrando a participação de mais de 40 mil pessoas nas atividades. De acordo com os organizadores, o principal objetivo do evento foi alcançado: a elaboração de um documento com alternativas para ser apresentado na Cúpula dos Povos da Rio+20, que será realizada em junho, no Rio de Janeiro.

No documento, os organizadores fazem críticas à "economia verde", expressão usada por eles para se referir à preocupação ambiental pautada por razões mercadológicas. Outros temas citados são racismo, comunicação e reforma agrária.

"O Fórum Social Temático foi muito além das expectativas. Conseguimos nos preparar para a Rio+20. Já acertamos uma comissão que será recebida pela ONU. Devemos ter quatro pessoas no Rio para acompanhar o evento", avaliou a coordenadora do comitê de Porto Alegre, Jane Argollo. No Acampamento da Juventude, os participantes começaram a desmontar as barracas na tarde de ontem. Pela primeira vez, a área no Parque Maurício Sirotsky, em Porto Alegre, recebeu debates em tendas dentro do acampamento.

Na noite de sábado (28), cerca de 1,5 mil participantes de mais de cem movimentos sociais formaram a assembleia que preparou a carta oficial do FST2012. Desde terça-feira, os participantes se revezaram em cerca de mil oficinas, mesas de debate e eventos em quatro cidades do RS: Porto Alegre, São Leopoldo, Canoas e Novo Hamburgo. O ponto alto do fórum foi o discurso da presidente Dilma Rousseff no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, na última quinta-feira (26).

"A presença da presidente foi muito positiva. Ela deixou de ir a Davos para vir a Porto Alegre. A proposta de Brasil está muito firme", comemorou Jane, que vê a realização dos debates na capital gaúcha como uma volta às origens. A intenção é trazer o Fórum Social Mundial de 2013 para Porto Alegre. "Temos grandes aliados para isso", garantiu.

A organização ainda prevê para daqui a 15 dias a divulgação de uma síntese dos debates.

Nenhum comentário: