sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Funceme prevê maior probabilidade para chuvas na 'média' em 2012

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê 40% de probabilidade para a categoria normal na estação chuvosa deste ano. O período de chuvas no Estado está previsto para ter início em fevereiro.

A fundação afirma ainda que há 25% de probabilidade de uma estação chuvosa considerada acima da média e 35% de chances de ser abaixo da média.

A conclusão dos estudos foi feita baseada na análise de padrões atmosféricos em grande escala - ventos e pressão ao nível do mar - das temperaturas da superfície do mar sobre os oceanos Pacífico e Atlântico - indicativa de fenômenos como La Ninã - além de resultados de estudos de diversas instituições de pesquisa do Brasil.
De acordo com o pesquisador da Funceme, Antônio Geraldo Pereira, as chuvas que vêm sendo registradas nos últimos dias não fazem parte do período chuvoso e são consideradas isoladas. As precipitações no vêm de um sistema de nuvens a 10 metros de altura e devem continuar por dois ou três dias, segundo o pesquisador.
Até às 7 horas desta sexta-feira (20), dados da Funceme apontam chuvas em 63 municípios, sendo o maior registro em Coreaú, com 47.0 mm.

Nenhum comentário: