sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

É Triste, mais é Verdade.

Embrapa quer transgênicos tolerantes a longas secas


Após o grave problema da seca na região Sul, causado pelo fenômeno La Niña, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está acelerando os estudos genéticos para o desenvolvimento de variedades transgênicas de cana, soja e milho resistentes à estiagem prolongada.
A estatal quer se concentrar em 2012 nas pesquisas de aumento da produtividade dessas três culturas, que têm baixo rendimento em algumas regiões devido a características climáticas.
Os melhores resultados até agora foram conseguidos com a cana. “Dentre várias amostras testadas, uma delas já mostrou tolerância maior ao clima seco. Não é uma pesquisa de curto prazo, mas estamos fazendo progressos”, disse o diretor-presidente da estatal, Pedro Arraes, ao Valor. A preocupação do governo é aumentar a produção para evitar, no futuro, uma redução maior da oferta de etanol no mercado doméstico. (...)
Fonte: Valor Econômico, 02/02/2012 (via Em Pratos Limpos).
N.E.: vem de novo o marketing dos transgênicos salvadores em tempos de mudanças climáticas... Ainda que fosse possível encontrar um gene responsável pela resistência à seca, de que valeria a tecnologia se as práticas insustentáveis permanecessem?

Nenhum comentário: