sexta-feira, 2 de março de 2012

Agricultores familiares do Ceará recebem treinamento para acessar Rede Brasil Rural

Nos dias 1º e 2 de março, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizará oficinas de capacitação da Rede Brasil Rural (RBR) para cerca de 120 cooperativas e associações de agricultores familiares no Ceará. Durante o treinamento, os representantes das organizações aprenderão a usar a ferramenta, que permitirá a comercialização dos produtos da agricultura familiar e o acesso a insumos e equipamentos agrícolas.
As oficinas acontecem na quinta e sexta-feira, a partir das 9h, no Centro Espiritual Irapuru, em Fortaleza. Como há um grande número de cooperativas convidadas, a delegacia do MDA no Ceará  dividiu a capacitação em duas turmas para que cada participante possa aproveitar melhor as instruções dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA.
Para o delegado federal do MDA no Ceará, Francisco Nelsieudes, a Rede Brasil Rural é um grande avanço porque proporciona a comodidade da compra e venda direta  pela internet. “A Rede estimula os agricultores a melhorar a qualidade de seus produtos para torná-los aptos para comercialização em maior escala, pois muitos ainda são produzidos apenas para subsistência”, analisa.
O coordenador geral de inclusão produtiva da SDT, José Clóvis Teles Lunardi, diz que estas oficinas têm três objetivos principais: cadastrar as cooperativas na Rede, sensibilizar e mobilizar os produtores familiares sobre as vantagens do portal e fornecer treinamento aos técnicos das cooperativas para operar o sistema. O Ceará faz parte de um grupo de 12 estados que, juntos, são responsáveis por 80% dos estabelecimentos com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica no país, e que participam da primeira etapa de cadastramento na RBR.
A agricultura familiar é bastante significativa no Ceará, ocupando 90% dos estabelecimentos rurais cultivados, o que representa mais de 85% da mão de obra do meio rural, segundo o último censo agropecuário, de 2006. A produção familiar responde por 88% da produção de arroz no estado, 91% de feijão, 82% de mandioca, 89% do milho e 81% de suínos.

Rede Brasil Rural
A Rede Brasil Rural foi criada para aproximar os produtores dos fornecedores e consumidores finais. Seus objetivos são organizar e fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar, beneficiando seus participantes. O site exige o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares que poderão comprar, juntos, insumos como sementes, máquinas e equipamentos.  A meta do MDA para o primeiro semestre de 2012 é capacitar e cadastrar 1,6 mil entidades, beneficiando mais de 200 mil agricultores em todo o país.
O objetivo da Rede Brasil Rural é reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar. O projeto também conta com apoio do BNDES como agente financiador e a parceria dos Correios, que cuida de toda a logística de entrega de produtos, tanto para os agricultores quanto para os clientes.

Nenhum comentário: