sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Garantia-Safra amplia número de cotas para o Ceará

Em reunião, em Brasília, o secretário Nelson Martins confirmou que o Ceará terá 350 mil cotas do Garantia-Safra para o período 2012-2013
O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, participou de reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra, em Brasília, na manhã desta sexta-feira (24). Também foi ao encontro, o coordenador de Crédito Rural e Políticas Afins da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Arimatéa Gonçalves, onde foi anunciado que o Ceará ampliou o número de cotas do programa para o período 2012-2013: serão 350 mil.
Outra decisão do Comitê Gestor foi o anúncio do aumento do valor total do Garantia-Safra para 2012-2013, que passará a ser R$ 760, dividido em 5 parcelas. O aumento é de 14%, o mesmo do salário mínimo. "O Ceará conseguiu aumentar o número de cotas, em virtude do trabalho ágil da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Rural (Ematerce) e da SDA, que conseguiram identificar em tempo recorde as perdas de cada município", afirmou o secretário Nelson Martins.
O secretário destacou também que o Ceará foi o primeiro Estado a criar o Comitê Integrado de Combate à Seca, órgão que muito contribuiu para agilização de medidas para amenizar os efeitos da estiagem.
Em 2012, no Ceará, 55 municípios já estão recebendo o benefício, outros 91 municípios receberam a primeira parcela no dia 20 de agosto. O MDA está analisando a situação de outros 30 municípios cearenses para a liberação da primeira parcela do benefício.
Os agricultores familiares já podem fazer o cadastramento para receber o benefício para 2012-2013, nas secretarias de agriculturas dos municípios, nos sindicatos rurais e nos escritórios locais da Ematerce. Os agricultores que receberam o Bolsa Estiagem também devem se cadastrar para receber o Garantia-Safra a partir do ano que vem.
Capacitações
Nesta segunda-feira (27), a SDA realiza mais um seminário de capacitação sobre o Programa Garantia-Safra. O encontro será na Casa Digital de Fortaleza, a partir das 8h30min, e vai reunir secretários de agricultura da Região Metropolitana de Fortaleza e representantes dos movimentos sociais.
Segundo Arimatéa Gonçalves, o encontro vai orientar os parceiros sobre a documentação necessária para que os agricultores possam aderir ao benefício para a safra de 2013. “Nossa meta é cadastrar os 350 mil agricultores de todo o Ceará para receber o benefício, este ano foram aproximadamente 240 mil beneficiados”, afirmou.
O último encontro de capacitação dos parceiros acontecerá, nesta terça-feira (28) em Limoeiro do Norte, e vai reunir as lideranças de toda a Região do Vale do Jaguaribe. Será no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro do Norte.

Serviço

Seminário de Capacitação do Garantia-Safra em Fortaleza, a partir das 8h30min
Local: Casa Digital de Fortaleza, no Parque de Exposições Governador César Cals
Avenida Sargento Hermínio 2677  – São Gerardo

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Lúcio Filho (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br

Nenhum comentário: