terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Público pode opinar sobre agrotóxicos prejudiciais à saúde

Além de cancerígenos, são tóxicos para sistema nervoso e imunológico
A possível proibição à venda de dois agrotóxicos está sob consulta pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até 21 de março, por meio da internet. As recomendações da Anvisa para banir do mercado venenos à base de parationa metílica e forato estão baseadas em estudos científicos que relacionam o uso desses agrotóxicos a problemas de saúde, como desordens psiquiátricas.
A parationa metílica é um inseticida e acaricida (contra insetos e ácaros) que tem uso autorizado nas culturas do algodão, alho, arroz, batata, cebola, feijão, milho, soja e trigo. Além de afetar os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, ele provoca mutações e afeta o sistema reprodutor e o desenvolvimento de fetos.
Já o forato pode ser letal mesmo em doses baixas e está associado com diabetes mellitus na gravidez, toxicidade reprodutiva e prejudicial ao sistema respiratório e nervoso e aos rins. Esse agrotóxico é um inseticida, acaricida e nematicida (empregado para combater alguns parasitas) utilizado no cultivo do algodão, amendoim, batata, café, feijão, milho, tomate e trigo. Um agravante para a saúde humana é que o forato e seus derivados são facilmente absorvidos pelo contato com a pele e mucosas. Representam um risco a ecossistemas e mananciais porque são fáceis de serem dissolvidos em água.
Brasil - O Brasil está entre os países com maior consumo de agrotóxicos no mundo, movimentando um mercado de US$ 7,3 bilhões, no ano de 2010, com 790 mil toneladas de produtos. É o maior consumidor da América Latina, com consumo estimado em 84% da quantidade comercializada nesta região. De acordo com as notas técnicas da Anvisa, um dos problemas mais graves é a falta de cuidado na aplicação dos produtos químicos, que causam problemas de saúde graves nas famílias agricultoras. 
Um dos exemplos citados no documento da agência é um estudo realizado em seis propriedades produtoras de tomate em Camocim de São Félix (PE). Dos 159 trabalhadores pesquisados, 13,2% sofreram algum tipo de intoxicação. Desses, 45 referiram mal-estar durante a aplicação de produtos, 70% das mulheres citaram problemas na gestação acarretando perda do feto e ainda 39,4% fizeram referência à perda de um filho no primeiro ano de vida.
Mundo - No cenário internacional, os dois produtos são proibidos na Comunidade Europeia. A parationa metílica também não pode ser utilizada na China, Japão, Indonésia, Sri Lanka e Tanzânia. Nos Estados Unidos, esse agrotóxico está classificado como restrito, o que significa que as formulações à base de parationa metílica só podem ser compradas e usadas por aplicadores certificados. Ainda nos Estados Unidos, a aplicação do produto é mecanizada, o que diminui a exposição dos trabalhadores ao produto.
O forato está em processo de descontinuidade de uso para a cultura da batata no Canadá e tem prioridade para ser reavaliado na Austrália. Nos Estados Unidos, o uso desse agrotóxico sofre diversas restrições, tais como: uso em sistemas fechados, proibição de aplicação aérea, restrição de culturas autorizadas e regiões e definição de uma única aplicação por safra.
Uma das empresas, fabricante de produtos à base de parationa metílica no Brasil, já se manifestou formalmente à Anvisa de que irá retirar esse agrotóxico do mercado nacional, de forma voluntária, neste ano.
Contribuições às Consultas Públicas 8 e 9/2011 por meio da página da Anvisa na internet  ou pelo e-mail 

Nenhum comentário: