terça-feira, 1 de maio de 2012

O Mito da Banana

Vamos aos principais fatos
Uma banana por dia dispensa o médico - Afirmar tal coisa não passa de uma tremenda leviandade, pois a saúde depende de múltiplos fatores: alimentação sã equilibrada, exercícios corporais (incluindo aeróbicos), sono suficiente, equilíbrio psíquico, sol moderado, isto como essenciais. Além do mais, o “autor” não diz qual o tamanho da banana! E ainda: uma pessoa de 2 metros certamente teria que ingerir mais do que outra de 1,5 metros.
A banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia – O que o “autor” não comenta é que para que uma fruta (exceto a oleaginosa) seja realmente digerida, deve estar bem madura. Ademais, os tipos de bananas diferem em calorias*: em 100 gramas, a d´água tem 95,0 e a ouro 158,5.
A banana também ajuda a curar ou prevenir um grande número de doenças... – Ops! Sem comentário!
Contendo muito ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia – A banana é muito pobre em ferro; em mg, temos*: banana d’água – 1,06; brócolis, flores cruas – 15,00; feijão branco,miúdo – 11,90; ervilha seca – 6,00; acelga, folhas e talos – 3,55; espinafre – 3,08!
Com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais... - Para isto a pessoa deveria consumir muita banana, o que elevaria perigosamente os níveis de potássio, baixando o de sódio, pois são antagônicos!
A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema – Aqui encontramos vários problemas: com base na bioquímica digestiva, leite não combina com doce, porque os processos são bem diferentes; misturar banana com mel pode elevar perigosamente o índice glicêmico e, devido à grande solicitação de insulina, poderá advir a hipoglicemia e consequentes distúrbios de ansiedade generalizada.
As bananas têm efeito antiácido natural – Ora, combater a azia com banana ou outro paliativo apenas agrava o problema, pois a causa não é suprimida (normalmente más combinações bioquímicas ou choques emotivos e perturbações nervosas). 
Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter o nível de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas – Manter o nível de açúcar elevado pode favorecer o diabetes. Ainda bem que uma ou duas bananas diárias não leva ao ponto crítico. Mas se isto for somado a outros carboidratos, aí sim!
Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa – Onde isto está documentado?
A banana auxilia os que sofrem de desordens afetivas ocasionais, porque contém um incrementador natural do humor, o "trypotophan" – Triptofano é um aminoácido essencial e as frutas doces são muito pobres em proteínas. Outro detalhe: um dos incrementadores do humor é o neurotransmissor serotonina, sendo o triptofano o seu precursor. Mas a conversão só ocorre quando boa quantidade de luz incidir nos olhos durante o dia. Por sua vez, a serotonina será convertida em melatonina, o excelso hormônio do sono produzido pela pineal. Agora sim, a banana tem bom teor de melatonina.

As bananas podem ajudar as pessoas que estão a deixar de fumar, porque os seus elevados níveis de vitaminas C, A1, B6 e B12...  Ops, de novo! Vitamina B12 em vegetais? Algo raríssimo! Esta fruta é muito pobre em vitamina A1. Comparemos (em UI - unidades internacionais): banana – 233; alface – 4.250; brócolis – 15.000; cenoura – 14.500!
Comendo alimentos ricos em carboidratos, como bananas, a cada 2 horas, mantém-se estável o nível de açúcar – Para manter o nível regular de açúcar sanguíneo não há necessidade nenhuma de se ingerir carboidrato a cada duas horas ou mesmo todos os dias. O pâncreas, através dos hormônios insulina e glucagina, pode fazer isto 100%!
Para avaliar todas as informações do texto original, seria demasiado longo.
* Fonte: NUTRIÇÃO  - Texto Básico e Tabela de Composição Química dos Alimentos,
Guilherme Franco - Livraria Atheneu, - 6ª edição, 1982

Nenhum comentário: